SEO

Definição

O termo SEO (Search Engine Optmization), pronuncia-se (éseiou) significa Optimização para mecanismos de buscas, os robôs, também chamados de crawler, são programados para fazer cálculos algorítmicos, esses cálculos são programados para obedecer centenas de critérios, quando o usuário busca uma palavra-chave, são esses critérios que vão determinar se o site vai estar na primeira ou na vigésima posição.

Os crawler vão pontuar seu site conforme suas regras, alguns terão um peso maior, outros um peso menor, mas isso muda muito conforme o tempo, principalmente o google que têm atualizações diárias, todo dia algo muda em seu algoritmo, algumas são pequenas que vão desde uma regra ortográfica à algo grande como recentemente limparam a serp de fotos de authorship.

Os buscadores não revelam os critérios usados para posicionar o site, alguns, os principais ele revela, outros não, justamente por que se as pessoas soubessem seria muito fácil fazer SEO e os resultados trariam cada vez mais resultados que não responderiam as dúvidas dos usuários. Os profissionais de search engine fazem tentativa e erro para saber o que dá certo ou não, esse know how dá a possibilidade de entender como as serps funcionam, e entregar o melhor resultado pra o cliente, mas nunca garantir posições.

Critérios onpage

Cadastre no google webmastertools

Cadastrando na central webmaster, seu site estará melhor indexado, além de ter diversas informações que poderão ser usados como acompanhamento de métricas como a quantidade de páginas indexadas, quantidade de links internos, número de páginas que apontam para seu site, etc. Poderá também bloquear links, ver a velocidade do site, erros de rastreamento, e algo muito interessante que são as palavras chaves que as pessoas chegaram no seu site.

Muitas pessoas ignoram o webmaster, mas ele apresenta dados que são fundamentais para entendermos diversas métricas do site, utilize ele, além de ser uma ferramenta grátis ele é do google.

Sitemap.xml

Quando acrescentamos algo de novo no site, precisamos avisar o robô que tem conteúdo fresco, o sitemap.xml além de fazer isso, facilita a vida dos buscadores, nesse arquivo está as informações das páginas e posts do site, e sempre que acrescentar algo novo, ele deve ser atualizado para que o robô, possa saber que há conteúdo fresco, tenha ele em seu site, isso dá pontos para seu site ser melhor posicionado nas buscas.

Urls amigáveis

É muito importante que os buscadores entendam um post do seu site, imagine que o post seja

seusite.com.br/php_?9843242

Agora imagine que ele seja

seusite.com.br/como-fazer-um-site

Fica mais fácil de interpretar o que o artigo fala, isso ajuda também o usuário a lembrar melhor do site, inclusive na hora da digitação, hoje em dia ao digitar um endereço na barra de navegação, os browsers tentam adivinhar um site que você já visitou, dando uma sugestão, imagina se ele não fosse amigável, você não reconheceria a página visitada.

Tenha preferência em usar o hífen ( – ) ao invés de ( + ) ou underscore ( _ ) pois são entendidos de maneiras diferentes, o underscore por exemplo é lido como palavra única.

“como_fazer_um_site” é lido “comofazerumsite”

Meta description

Para ser entendido do que se trata a página em questão, é necessário que cada página tenha uma descrição que aparecerá nos buscadores, as palavras usadas, também são identificadas quando um usuário pesquisar um termo, por isso a meta description deve ser pensada para que os termos certos atraiam cada vez mais visitantes e que possam ter uma boa taxa de CTR. Nem sempre o primeiro colocado em determinada palavra-chave tem um CTR superior ao segundo ou terceiro colocado, uma descrição bem elaborada pode fazer com que seu site seja mais clicado que outros.

meta_description

Meta description (abaixo do link verde do site)

Imagens

Todas imagens devem estar otimizadas, ou seja,:

Precisam estar leves para que a página seja facilmente carregada
Precisam estar com o atributo “alt” para quando o cursos do mouse estiver em cima da imagem ela apresentar um título, para um deficiente visual, os programas ao ler o site, ele vai ler todas as informações contidas, inclusive o nome da foto e o atributo “alt” para que seja assimilado melhor o conteúdo.
Precisam estar nomeadas, nada de DCS00323, ao invés disso coloque um nome referente ao assunto em questão.

Escolha bem a imagem que estará contida no artigo, pois ela complementará o texto, a imagem precisa também expressar uma idéia que dificilmente poderá ser expressa por palavras.